O Windows 10, novo sistema operacional da Microsoft, caiu na graça dos usuários e já está sendo utilizado por mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Por ser um sistema operacional novo e ter um layout bem diferente do Windows 7 e 8, trouxemos algumas dicas muito úteis para vocês aproveitarem melhor todas as novidades do sistema. Confira em primeira mão, uma lista com 20 dicas muito úteis do Windows 10 e enjoy!

1 – Personalizar o menu iniciar

O menu iniciar do Windows 10 voltou com várias melhorias e novidades. Agora há live tiles (blocos dinâmicos) para fixar aplicativos, que podem ser personalizadas ao seu gosto.

1.1 – Adicionar live tiles

Você pode arrastar qualquer item do seu computador para o menu iniciar e pronto, lá estarão suas live tiles, sempre disponíveis.

live tiles do menu iniciar no Windows 10

1.2 – Grupos de trabalho

Você pode criar grupos de trabalho personalizáveis para agrupar suas live tiles, como no exemplo: Trabalho e Entretenimento.

Grupos de trabalho no menu iniciar

1.3 – Redimensionar

Assim como você deve ter percebido no item 1.2, podemos redimensionar o nosso menu iniciar o quanto quisermos.

Para isto, basta ir com o mouse até alguma das extremidades do menu, e arrastar para cima ou para a direita.

Abaixo, duas opções de redimensionamento do menu iniciar:

Menu iniciar redimensionado Menu iniciar redimensionado

2 – Sistema de espionagem

Diferente de outros sistemas operacionais da Microsoft, o Windows 10 é bem mais invasivo, pois é configurado por default para monitorar várias coisas, como: Onde você está, os sites que acessa, o jeito que digita, etc…

É parecido com o que o Google e o Facebook já fazem, porém de forma mais intensa. (Segundo a Microsoft, é para aprimorar o quesito usuário vs sistema).

Como resolver: Abra o Menu Iniciar, entre em Configurações e Privacidade. Em Geral, marque “Desativado” em todos os itens. Isso não resolve 100% do problema –o Windows 10 contacta a Microsoft mesmo quando ajustado para não fazer isso. Mas melhora 90%.

desabilitando espionagem no Windows 10

 

3 – Assistente de voz (apenas em inglês)

Quem se sente confortável com a língua inglesa, pode habilitar a Cortana, assistente de voz do Windows 10, e usar comandos de voz para agilizar as atividades.

Para ativá-la, basta clicar no pequeno ícone que aparece na seção de pesquisa, clicar em configurações e habilitar a função.

Cortana no Windows 10

Algumas frases que você pode dizer à Cortana:

  • Conte uma piada.
  • Mostre-me os placares mais recentes do Brasileirão.
  • Está frio lá fora?
  • Quantas calorias tem um ovo cozido?
  • Mude meu compromisso das 15:00 para às 16:00.

Outra função interessante da Cortana, é que ela pode fornecer lembretes para você. Por exemplo, diga a ela: “Lembre-me de ligar para o João hoje às 19:00”.

Outro ponto importante: Os lembretes são sincronizados automaticamente para usuários que utilizam Windows Phone.

BÔNUS: Em 2016 a Cortana estará disponível também no idioma Português. Resta saber a data exata. Fonte: http://livestream.com/techsmart/buildtoursp/videos/87895031

4 – Notificações do Windows 10

O Windows 10 trouxe um sistema de notificações muito parecido com o utilizado em celulares: O Action Center.

O Action Center tem como função, manter o usuário atualizado sobre qualquer novidade dos aplicativos do sistema. Um novo tweet, um e-mail recebido, um lembrete, um alarme…. tudo para o usuário ficar sempre atualizado.

4.1 – Acessando as notificações

Para acessar as notificações do sistema, basta clicar no ícone que está ao lado do relógio, no canto inferior direito:

sistema de notificações do windows

Ao clicar sobre o balão, as últimas atualizações do sistema, redes sociais, despertador, agenda e e-mails serão mostradas. Veja no item 4.2 como é possível definir quais notificações serão exibidas.

4.2 – Personalizando notificações

É possível determinar quais notificações serão exibidas no Action Center, para isso, siga os passos:

  1. Abra o Menu Iniciar e clique em Configurações.
  2. Clique em Sistema e Notificações & Ações.

Fique a vontade para fuçar e escolher quais notificações deverão ser exibidas no painel.

Definindo notificações no Action Center

5 – Criação de múltiplos desktops

O Windows 10 adotou um conceito muito interessante que outros sistemas como Ubuntu e MacOS já utilizam a tempos: Desktops Virtuais.

5.1 – Como criar um novo desktop

Clique no botão “Visão de Tarefas“, ao lado do campo de busca na barra de tarefas.

Após isso, clique na opção “Nova área de trabalho“, que se encontra no canto inferior direito da tela e crie Desktops ao seu gosto.

5.2 – Alternando entre as telas

Para alternar entre os desktops criados,  você pode simplesmente clicar novamente na opção “Nova área de trabalho“, ou pressionar as teclas Windows + Tab.

Alternando entre desktops virtuais

6 – Prompt de comando inteligente

O CMD (Prompt de Comando) ganhou algumas novas funções no Windows 10. Além de estar mais elegante e com a fonte mais agradável, agora é possível copiar e colar conteúdos através do atalho CTRL C + CTRL V.

Para ativar os novos recursos do CMD, basta clicar com o botão direito na barra superior, clicar em Propriedades e marcar todas as opções da seção “Opções de Edição.”

CMD inteligente no Windows 10

7 – Gravar a tela do computador

O Windows 10 trouxe um recurso muito interessante, chamado Game DVR. Este recurso permite que você grave a tela do seu computador, salve o arquivo gravado em formato de vídeo e tudo isso sem a necessidade de usar sofwares de terceiros.

Para usar o recurso, aperte as teclas Windows + G e marque a opção “Sim, isso é um jogo”, na janela que aparecerá.

gravando tela do Windows 10

Ao marcar a opção, você terá várias opções como tirar print da tela, gravar a janela que está em primeiro plano, gravar um gameplay e outros recursos.

gravando tela do windows 10

8 – Modo Deus (GodMod)

O GodMod não é exclusivo do Windows 10, pois ele vem por padrão desde o Windows 7, mas é sempre muito interessante mostrar este recurso do Windows.

O “Modo Deus”, ou GodMode, como é mais conhecido, desbloqueia algumas opções úteis para usuários avançados. Por padrão, este modo é desativado e para ativá-lo, basta seguir os passos abaixo:

  • Crie uma pasta qualquer na área de trabalho e a renomeie para GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}
  • Assim, será criado um ícone com o nome de GodMode. Clicando nele, você verá inúmeras opções pertinentes às configurações do sistema.

Como habilitar o modo deus do windows 10

9 – Modo Tablet

Um recurso muito interessante do Windows 10 é o Continuum. Este recurso alterna automaticamente a tradicional interface Desktop, para a interface Metro, quando o usuário está usando algum aparelho híbrido (celulares, tablets).

Porém, se o usuário gosta da interface Modern (ex-Metro) e das janelas em tela cheia, pode alterar para o Modo Tablet clicando na opção Tablet Mode no painel de notificações.

Veja o vídeo:

10 – Agendar atualizações

O Windows 10 não permitirá que as atualizações sejam negligenciadas, você precisa atualizar seu computador. Mas finalmente, incluiu uma opção que você não precisará mais ficar ‘”reagendando” as atualizações para daqui 10 minutos, 02 horas ou 04 horas. Agora você pode dizer para seu computador quando esta atualização vai ocorrer.

Após o download de uma atualização, vá para a seção de Atualizações do Windows na seção “Atualizações e Segurança” do App Configurações e escolha quando o seu PC se reiniciará. Nas opções avançadas, você pode configurar o Windows para notificá-lo para agendar um reinício quando uma atualização estiver disponível.

agendando atualizações do Windows

Posted by Gabriel Moraes

Criador e mantenedor do blog. Atuo na área de suporte à 4 anos e curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas.