Analisar o desempenho de um computador é o que vou lhe mostrar neste artigo, pois, as vezes estamos em uma loja e ficamos na dúvida entre o computador A e o computador B e então pensamos qual seria a forma de saber o desempenho prático de velocidade entre um computador e outro.

Uma das maneiras que utilizo para avaliar isso, além é claro de verificar os parâmetros de memória, disco, memória cache e etc é dando um comando DIR /S através de um prompt de comando.

Isso embora simples é um artefato que realmente mexe com os neurônios de qualquer computador. Neurônios nada, capacidade de leitura e processamento mesmo.

Testando o Desempenho

A vantagem disso é que você não precisa instalar nada. Basta abrir um prompt de comando e digitar a sequência de comandos:

CD \
 DIR /S

Para abrir o prompt de comando use a bandeirinha do Windows no teclado e digite na barra de busca o comando CMD a seguir você verá “Prompt de comando” na lista de sugestões no caso do Windows 10. Em outras versões pode aparecer algum nome um pouco diferente ou simplesmente abrirá a janela de comandos quando você der ENTER.

Acionar o prompt de comando

Antes de executar o comando na janela preta, aberta pelo “Prompt de Comando” eu sugiro que você abra uma ferramenta de análise onde possa ver o que está acontecendo no Windows. Neste caso, o próprio Gerenciador de Tarefas do mesmo nos permite isso.

Para abrir o gerenciador de tarefas você deve selecionar a barra de tarefas com o botão direito e clicar em “Gerenciador de Tarefas”

Abrir gerenciador de tarefas

Quando abrir basta você usar o comando CD \, para ir para o diretório raiz, sendo que CD no DOS significa Change Directory (mudança de diretório ou pasta) e a contra barra (\) significa pasta principal, normalmente (C:\). A grosso modo isso equivale a você ir em “Meu Computador” e selecionar a pasta C: (Disco local c:).

Bom, feito isso, você então pode comandar o Windows a fazer uma varredura exibindo todos os arquivos e subpastas contida no mesmo. Para tal digita-se DIR /S onde DIR é o comando de exibição, uma espécie de ls do Linux e o parâmetro (/S) indica que desejamos ver o conteúdo de todas as subpastas.

Indo até a janela preta, aonde esta o prompt de comando e digitando os comandos indicados.

Comando no prompt

Ao pressionar ENTER após o comando (DIR /S) as pastas começarão a correr pela tela e enquanto este processo ocorre você pode analisar o desempenho acontecendo nas janelas do Gerenciador de Tarefas, que vai ficar similar as imagens a seguir:

Desempenho

No detalhe você pode analisar qualquer um dos itens disponíveis, porque na verdade isso faz várias atividades acontecerem, tanto no disco como na CPU e memória do computador.

Analisar o desempenho de um computador

Computadores que aparecerem menos esforço durante este comando, frequentemente estão sofrendo menos para esta atividade simples, o que significa que tem um melhor desempenho.

No Windows 7 a aparência do gerenciador de tarefas será similar a seguinte:

windows7

Note que neste computador, apresentado acima, mesmo sendo um Windows 7 com 8GB de memória RAM e um processador de 4 núcleos o mesmo colocou em atividade alcançando quase cinquenta por cento da capacidade do processador.

Você pode interromper e reiniciar o processo no Prompt de Comando a qualquer tempo, bastando para isso clicar CTRL+C.

Posted by Gabriel Moraes

Criador e mantenedor do blog. Atuo na área de suporte à 4 anos e curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas.