Cloud Computing (computação em nuvem) é a interligação de vários servidores que fornecem recursos computacionais como armazenamento de dados, capacidade de processamento, aplicativos e serviços disponibilizados através da Internet. Os serviços em nuvem ficam disponíveis para os usuários/analistas a partir de qualquer hora ou lugar, e pode ser facilmente acessado de qualquer dispositivo com acesso a Internet (Desktops, notebooks, smartphones).

Cloud Computing é o futuro da Tecnologia da Informação

Cloud Computing é o futuro da Tecnologia da Informação.

O QUE MOTIVA A EXISTÊNCIA DE PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ÁREA DE CLOUD COMPUTING?

 

  • Dominar uma Tecnologia

Um dos primeiros passos para o especialista de TI trabalhar com Cloud Computing, é dominar alguma tecnologia de um dos grandes Players do mercado, como: Microsoft Azure, Amazon Web Services, SalesForce, OpenStack, entre outros.

Hoje em dia, as grandes empresas tendem a escolher uma determinada tecnologia ou plataforma em nuvem, não apenas como uma alternativa mais barata, mas como uma grande plataforma para consumo e melhor desenvolvimento dos serviços.

  • Conhecer a própria carreira

Especialistas em Cloud Computing atuam de forma proativa na análise dos indicadores do ambiente computacional, evolução da infraestrutura e otimização do uso destes recursos, com o objetivo de assegurar que as soluções em nuvem operem de acordo com as expectativas do cliente em relação a segurança, desempenho e disponibilidade de serviços.

  • A influência que a Cloud traz para a vida das pessoas

Um exemplo claro de Cloud Computing no dia-a-dia das pessoas é o uso de redes sociais, como Facebok, Twitter, LinkedIn, entre outras. Todas essas redes já fazem parte do mundo empresarial, pois as marcas estão se relacionando com seus consumidores e clientes pelas redes sociais e muitas já estão desenvolvendo o conceito de Social Businessfocando nos relacionamentos empresariais pela Internet. Com bilhões de pessoas conectadas diariamente, é gerado um gigantesco volume de dados. Volume este, que só é possível graças a nuvem.

  • As vantagens que serviços em Cloud traz para os especialistas

Pesquisas da Microsoft apontam que 62% das empresas que utilizam serviços em nuvem, relatam benefícios significativos de produtividade no setor de TI.

Quais são os principais benefícios?

  1. Redução de custos;
  2. Segurança dos dados;
  3. Custo-benefício;

FORMAÇÕES QUE ABRANGEM O TEMA “CLOUD COMPUTING

  1. Armazenamento de Dados e Computação em Nuvem;
  2. Servidores e Virtualização;
  3. Engenharia de Datacenter;
  1. Modelos de Cloud e arquitetura de Datacenter;
  2. Servidores e storage;
  3. Arquitetura de banco de dados e big data;

CERTIFICAÇÕES QUE ABRANGEM CLOUD COMPUTING

  1. IBM Certified Solution Advisor
  2. Project Management Professional (PMP)
  3. VMware Certified Professional (VCP)
  4. Certified AWS (Amazon)
  5. MCSE: Private Cloud (Microsoft)
  6. Cisco Certified Network Associate

O MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DE CLOUD COMPUTING

Com a crescente popularização do mercado de Cloud, os custos das empresas para lançar novos produtos, serviços ou plataformas online, vem caindo constantemente. Ao invés das empresas investirem em grande infraestrutura, a iniciativa pode começar modesta e crescer conforme a necessidade. Com isto, o investimento em profissionais para instalação de infraestrutura tende a cair. Isto significa a diminuição na quantidade de empregos de TI? Não necessariamente.

O sobe e desce das funções

Especialistas em Infraestrutura são os grandes prejudicados com a migração de aplicações para a nuvem. A habilidade de dimensionar máquinas, configurar ambientes, cuidar da rede e manter tudo isso funcionando não tem muito valor quando se falam em nuvem, pois o foco muda de hardware para software e dados. A procura por estes profissionais deve diminuir, acentuando a tendência que já vem se formando desde quando as empresas começaram a migrar infraestrutura interna para Datacenters terceirizados.

Outros perfis de profissionais de TI, por outro lado, tendem a ganhar espaço. De acordo com o portal americano Mashable, funções relacionadas à analise de dados tendem a sofrer um aumento na procura, já que com a migração para a nuvem as empresas transferem esforços de dimensionamento, construção e manutenção de infraestrutura para áreas ligadas ao seu core business. Data mining, Web Analytics e Business Intelligence são as buzzwords da vez nesta área.


CONCLUSÃO

Como percebe-se ao longo do conteúdo exposto as tecnologias voltadas a Cloud Computing são amplas, variadas e trazem por si só um elevado nível de complexidade pois, contém em si a necessidade de aplicação de muitos conceitos e técnicas de diferentes áreas do conhecimento computacional.

Se de um lado vemos várias tecnologias por outro pode-se ainda perceber o quanto é importante e duradoura a aplicação e desenvolvimento futuro desta área e suas profissões relacionadas, uma vez que percebe-se cada vez mais a presença e ao mesmo tempo sua invisibilidade diante do mundo em que vivemos, pois, sem que as pessoas se deem conta, grande parte de suas vidas e itens cotidianos estão cada vez mais ligados a servidores que muitos sequer sabem que existe, pois, por trás de uma mensagem de Whatsapp, um e-mail do Gmail ou mesmo a redação deste documento esconde-se uma enorme quantidade de técnicas, pessoas e tecnologias vinculadas a Cloud Computing.

Desta forma a percepção que nos vem naturalmente trazida por este modo de vida em que estamos naturalmente inseridos nos leva a crer cada vez mais na aplicação, disseminação e concentração de profissionais, recursos humanos e tecnológicos para a manutenção e evolução das técnicas de armazenamento, disponibilidade, interligação e manutenção destes grandes centros de bancos de dados, aplicativos e sistemas que estão vinculados entre si e dos quais os seres humanos apresentam-se cada vez mais dependentes.


FONTES

FIFER, Bob, Livro: DOBRE SEUS LUCROS – O livro de cabeceira de Marcel Telles, fundador da Ambev, 1993

Where Computing Jobs, Forbes

Posted by Gabriel Moraes

Criador e mantenedor do blog. Atuo na área de suporte à 4 anos e curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

  • João Pedro

    Muito bom artigo!!