Muitas vezes a gente se pergunta como podemos nos livrar dos fios e do cabo de dados que são tão necessários e ao mesmo tempo, tão chatos e difíceis de se gerenciar. Por bem, você não é o único que se incomoda com isso e portanto, esta é uma ótima maneira de pelo um cabo você se livrar. Isso graças a esta ferramenta que vamos apresentar a seguir.

Um dos softwares mais úteis que conheço para Android é o AirDroid, pois, permite que você gerencie arquivos e contatos diretamente de seu computador sem se preocupar em conectar o Smartphone ao PC. Isso mesmo, sem precisar do cabo de conexão USB.

Como instalar e habilitar?

Primeiramente você deve instalar, buscando na Play Store o aplicativo AirDroid da empresa SAND STUDIO. Feita a instalação, basta executar ele no Smartphone ou Tablet e em seguida executar o mesmo no dispositivo.

Isso irá abrir um endereço que dará acesso a muitos itens do seu dispositivo. Você pode então de forma intuitiva e simplificada fazer uso das ferramentas disponibilizadas.

Como usar acesso sem cabo?

Toda a vez que precisar, basta abrir o dispositivo móvel, executar o AirDroid e pronto, o mesmo já estará disponível para acesso pelo computador.

A mágica consiste em uma aplicação que disponibilizará no seu Smartphone uma espécie de servidor WEB, como faria um apache ou qualquer outra aplicação que funcione como um serviço WEB, portanto, o que passa a ser disponibilizado é uma porta específica aonde responderá por este serviço.

Portanto, se seu smartphone terá que estar na wireless da mesma rede onde você pretende acessá-lo. Mas, caso não esteja na mesma, ele ainda conta com um serviço via WEB. Mas, considerando que esteja na mesma, que é o modo mais comum de uso, uma vez que queremos apenas dispensar o uso dos cabos, basta você acessar o endereço e fornecer a senha conforme está no próprio dispositivo.

Exemplo: 192.168.9.97:8888

Então, acessando o chrome, safari ou qualquer outro navegador, basta indicar o endereço e pronto, a tela de login será exibida no seu navegador.

airDroid

Você utiliza os endereços fornecidos no dispositivo para acessar via Desktop

Como aparecerá no Desktop

O mais legal disso é que não importa o dispositivo que esteja usando para acessar as informações do celular, pois, uma vez que é web você pode acessar de Windows, Linux, macOS ou até de outro dispositivo móvel que esteja utilizando.

Além das opções de acesso aos dados o aplicativo conta cada vez com mais opções administrativas como execução de backups, instalação e desinstalação de aplicativos, execução de jogos além de gerenciamento de contatos e agenda.

Aplicativos

Existem recursos mais avançados que permitem até a execução de aplicativos através do Desktop.

As informações ali são bastante intuitivas e fáceis de localizar pois ficam disponíveis através de menu de fácil compreensão.

Aproveite

Bom, o importante é saber que existe a ferramenta e muitos dos seus recursos e informações estão documentadas no próprio site do aplicativo (www.airdroid.com) então agora cabe a você explorar e fazer bom proveito desta dica. Espero que você tenha sucesso e até a próxima dica sobre Android.

Posted by Gabriel Moraes

Criador e mantenedor do blog. Atuo na área de suporte à 4 anos e curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas.