Senhoras e senhores,
Hoje trago um recurso muito interessante que podemos fazer com máquinas virtuais no Sistema Operacional da Microsoft: Dual Boot utilizando VHDs.
Isso mesmo! Você vai ligar seu computador, e invés de rodar o S.O que você tem instalado, irá subir uma máquina virtual.
Pré-requisitos
Vou supor que você tenha o Windows 8 instalado na sua máquina e tem uma ISO do Windows 10 para fazer um Dual-Boot e testar as funcionalidades do novo sistema da Microsoft.
Criando a imagem do Windows 10
A primeira coisa que você vai fazer antes de tudo, é criar uma imagem do Windows 10 para deixá-la apta ao dual-boot. Esta imagem deverá ser criada no formato “.vhd” ou “.vhdx”.
Temos duas formas de criar esta imagem:
1 – Você pode usar algum gerenciador de máquinas virtuais (Recomendo o Hyper-V).
2 – Criar um VHD no Gerenciador de discos (diskmgmt.msc) da sua máquina e instalar o S.O neste novo disco virtual que foi criado.
Recomendo usar a opção 1, então usaremos ela para explicação.
Criando VHD do Windows 10
1 – O primeiro passo é criar uma Virtual Machine no Hyper-V, conforme imagem abaixo:
2 – No passo seguinte, devemos escolher o nome da máquina virtual. No meu caso escolhi “Windows 10”.
3 – Depois, devemos escolher o “Generation” da máquina virtual. No nosso caso, a opção 1 atende muito bem.
4 – Em seguida, devemos escolher a quantidade de memória RAM que nossa máquina irá rodar. Este passo é importante para quem irá rodar apenas a VM no Hyper-V, mas no nosso caso podemos escolher apenas a quantidade de memória necessária para que consigamos instalar o Windows 10. Eu escolhi 2048MB.
5 – No passo abaixo devemos selecionar a conexão de rede em que a máquina irá conectar. Como não criamos e também nem precisaremos de conexão com a Internet, podemos deixar como padrão.
6 – Esta tela é muito importante, pois teremos o local em que nossa máquina será criada. No caso: C:UsersPublicDocumentsHyper-VVirtual Hard Disks e também escolhemos o tamanho da máquina, eu escolhi 50GB.
7 – No último passo, podemos escolher para instalar o S.O depois, instalar através de CD/DVD ou ISO. Como eu tenho uma ISO de Windows 10 na minha máquina, escolhi instalar pela ISO.
Bem, após todos estes passos, ao ligar a máquina devemos instalar o Windows 10. A instalação deve ser feita como se fosse outra qualquer.
Quando estiver instalada e configurada conforme você deseja, passamos para os passos mais importantes: Preparar a máquina para o dual-boot e configurar o menu de inicialização.
Preparando a máquina para dual-boot
Conforme o passo 6, lembre-se que nossa máquina foi criada no caminho C:UsersPublicDocumentsHyper-VVirtual Hard Disks, então agora devemos fazer o seguinte:
1 – Abrir o gerenciador de discos (diskmgmt.msc), clicar em Action, depois Attach VHD.
2 – Na opção seguinte, clique em “Browse”, selecione o VHD e clique em “Open”.
3 – Note que será criado o Disk 2, já com as partições G: e F: do Windows 10.
Você também poderá visualizar através do Meu computador.
Com isso a máquina está pronta para ser bootada através do computador.
Devemos agora apenas configurar o Menu de inicialização do Windows, para que ele “pergunte” ao usuário qual sistema operacional ele irá inicializar.
Preparando o Windows
1 – Para isso, devemos abrir o CMD como administrador e rodar os comandos:
Este irá configurar o Windows no menu:
bcdboot g:Windows
Este irá habilitar a máquina para rodar o VHD:
bcdedit /set hypervisorlaunchtype auto
Note que a partição “g:” é a que foi alocada para o Windows 10 no meu computador conforme o passo 3, mas no seu caso pode ser outra partição.
2 – Antes de reiniciar a máquina, temos 2 formas de visualizar se o Windows 10 está realmente configurado no Menu. Uma delas é abrir o CMD como administrador e rodar o comando bcdedit.
Note que o identificador {default} é o VHD do Windows 10, pois no item device você consegue identificá-lo:
“vhd=[C:]UsersPublicDocumentsHyper-VVirtual Hard DisksWindows10.vhdx”.
O identificador {current} é o sistema operacional que você está rodando atualmente.
3 – Outra forma de visualizar é rodando o comando msconfig no Executar, e abrindo a opção Boot. Você terá esta tela abaixo, que é exatamente o que você viu nos comandos de bcdedit, porém na interface gráfica. No meu caso aparece o Default e o Current como Windows 10, porque eu estava usando o Windows 10 e criei o VHD também de Windows 10.
Outros comandos:
Alterar a descrição “Windows 10” principal e default:
Principal: bcdedit /set description "Nova descrição aqui"
Default: bcdedit /set {default} description "Nova descrição aqui"
Outros comandos vocês podem visualizar neste link.
Conclusão
O que você acha de poder fazer dual-boot com uma máquina virtual? Essa opção do Windows é muito interessante para quem deseja testar novas funcionalidades, ferramentas, sem perder o desempenho da máquina e o melhor: Sem “dar pau” no Sistema Operacional hospedeiro.
Se você tiver comentários, informações ou dúvidas para compartilhar sobre este tópico, por favor, entre em contato conosco nos comentários abaixo.