Você acabou de criar um blog e precisa instalar o Google Analytics no seu blog WordPress?

Conhecer sua audiência é essencial para o seu sucesso de qualquer projeto. A melhor maneira de obter dados sobre o seu público é através de suas estatísticas de tráfego, e isso é o que o Google Analytics oferece.

Neste artigo, você verá como é fácil instalar o Google Analytics no seu blog WordPress (passo a passo).

Por que o Google Analytics é importante para  o sucesso do seu blog?

Após criar um blog, seu objetivo será obter tráfego de diversas fontes. O Google Analytics ajuda você a analisar sua audiência, para tomar decisões orientadas por dados, mostrando estatísticas que importes sobre os acessos do seu blog. Através do Analytics você pode ver:

  • Quantas pessoas visitam seu blog.
  • Quais são as fontes de tráfego.
  • Qual horário as pessoas visitam seu site.
  • Como as pessoas encontram seu site no Google.
  • Como as pessoas interagem com seu conteúdo.
  • Quantas paginas elas visitam.
  • Quais páginas sãos as mais acessadas.
  • Quanto tempo permanecem na página.

Como se inscrever com o Google Analytics

Passo 1: Primeiro vamos criar sua conta no Google Analytics. Para isso,  você deve visitar a seguinte página Google Analytics.

Caso você já tenha uma conta do Google ou do Gmail,  você pode usar seu usuário e senha para fazer login. Se ainda não possui uma conta do Gmail, criar uma conta primeiro, clicando em “Mais opções > Criar conta”.

Passo 2: Após se logar na sua conta do Google, você direcionado para uma tela como a abaixo. É nesta etapa que você vai inscrever seu blog no Google Analytics. Clique em “Inscreva-se” para dar inicio ao cadastro do seu blog.

Passo 3: No próximo passo você deve informar se você deseja acompanhar um site ou aplicativo móvel. Certifique-se de selecionar o site.

Em seguida, você deve informar o nome da conta, o nome do site, o URL do site, a categoria, o país e o fuso horário.

Depois de preencher todas as informações, clique no botão obter ID de acompanhamento. Concorde com os termos e o serviço do Google Analytics ao qual você deve concordar, então clique “aceito”.

Etapa 4: Na próxima página, você receberá o código de acompanhamento do Google Analytics. Você deve copiar esse código de rastreamento, para inseri-lo no código do seu blog WordPress.

Inserindo o código de rastreamento no WordPress

Existem dois metodos de inserir o código de rastreamento do Google Analytics no seu blog. Vamos mostrar duas formas diferentes de inserir o código no seu blog, um com plugin e outro direto no código do seu tema.

Primeiro, você precisa instalar e ativar o plugin Insert Headers and Footers. Este plugin tem como função, injetar códigos no cabeçalho ou rodapé do seu blog, sem a necessidade de editar o código php do seu tema.

Após a ativação, você deve ir em: Configurações » Inserit Headers and Footers . Agora você deve colar o código do Google Analytics que você copiou no campo “Scripts in Header.

Clique no botão “Save” para salvar as alterações feitas.

Inserindo código no tema

Inserir o código do Google Anaçytics direto no tema é um método indicado apenas para usuários avançados que estão familiarizados com os códigos do WordPress. Caso não tenha familiaridade com o programação PHP, use o plugin indicado acima para inserir o seu código de rastreamento.

Adicionar código no arquivo header.php

Acesse o arquivo header.php no seu tema do WordPress e cole o código de rastreamento que você copiou no Google Analytics na sessão <HEAD>.

Salve suas alterações feitas no tema.

Pronto, agora você já pode mensurar a audiência do seu blog e criar estrategias de conteúdo baseado nos dados que você vai obter.

Posted by Wendson

Editor colaborativo do blog Guri da TI.