Dica: Este artigo cobre apenas problemas de computador lento. Caso seu computador tenha alguma falha no sistema, na inicialização ou na Internet, estas dicas abaixo poderão não ser úteis.
Com o tempo nosso computador tende a ficar lento. Existem diversos motivos para isto, mas iremos listar todos os passos que você pode realizar para ajudar a acelerar seu computador, bem como tirar alguns lixos que podem existir nele.
— REINICIALIZAÇÃO
Este é um dos processos básicos, mas se seu computador não tiver sido reiniciado recentemente, certifique-se de fazer isto antes de seguir os passos abaixo.
— PROGRAMAS EM SEGUNDO PLANO
Uma das razões mais comuns para computadores ficarem lentos, são programas que rodam em segundo plano. Se você não utiliza frequentemente certo software, não tem porquê ele iniciar junto com o Windows.
Como remover os programas?
Abra o menu Executar pressionando Windows+R, digite o comando msconfig e tecle enter, conforme abaixo:

Abrindo o msconfig (Reprodução: guridati)
Na tela que aparece, navegue até o menu Startup (inicialização).
Dependendo do seu sistema operacional, nesta tela você já terá a lista de todos os programas que inicializam com o Windows. Para pará-los, basta clicar com o botão direito em cima do programa e clicar em “Desabilitar”.
No meu caso que utilizo o Windows 10, os programas inicializados juntos com o Windows ficam agora no Gerenciador de Tarefas, conforme imagem abaixo:

Lista dos arquivos que inicializam com o Windows (Reprodução: guridati)
Para removê-los, basta selecionar o programa indesejado e clique no botão “Disable“.
Conclusão: Removendo programas que inicializam juntos com o Windows desnecessariamente, você pode garantir um melhor desempenho do seu computador.
— EXCLUIR ARQUIVOS TEMPORÁRIOS DO COMPUTADOR
Como o computador executa diversos programas, arquivos temporários são armazenados no disco rígido da sua máquina. A exclusão destes arquivos ajudam, e muito, no desempenho do computador. O ideal é ter uma rotina para excluir os arquivos temporários de tanto em tanto tempo.
Temos duas formas de excluir estes arquivos, uma delas é pelo utilitário da Microsoft que já vem instalado em todas as máquinas: Disk Cleanup. E a outra é a exclusão manual, onde ensinaremos a seguir.
Disk Cleanup
Windows 7: Abra o menu iniciar, clique em Programas >> Acessórios >> Ferramentas do sistema e abra o Disk Clean-up.
Windows 8 e 10: Abra o menu Executar pressionando as teclas Windows+R, e digite o comando: cleanmgr. Ou simplesmente escreva Disk Clean-Up na barra de pesquisa.
O que fazer
Uma vez em que o Clean-up é aberto, ele irá pedir a unidade na qual você deseja fazer a limpeza. Selecione a unidade apropriada e clique em OK.
O programa irá calcular quanto de espaço poderá ser liberado fazendo a limpeza, conforme imagem abaixo:
Na próxima janela que se abre, verifique cada item que deseja fazer a limpeza. Ao lado, está o espaço na qual irá liberar após finalizar o processo.
Dica: É altamente recomendado que NÃO marque a opção Compactar arquivos antigos. Muitas vezes esta opção faz com que mais problemas apareça na sua máquina.
Uma vez que cada item tenha sido marcado corretamente, basta clicar em OK para iniciar o processo de limpeza.

Executando processo de limpeza com o Cleanup do Windows (Reprodução: guridati)
MANUAL
Infelizmente a limpeza de disco feita pelo Clean-Up não pode remover todos os arquivos temporários do seu computador, mas podemos fazer isto manualmente de uma forma bem simples.
Para isto, abra o menu Executar pressionando Windows+R, digite %temp% e tecle Enter.
Você pode remover todos os arquivos desta pasta, caso apareça a mensagem que algum está sendo executado, basta ignorar.
— EXCLUA PROGRAMAS QUE VOCÊ NÃO UTILIZA
Quando você compra um novo computador, muitos fabricantes entregam o equipamento com muitos programas da empresa pré-instalados. Manter estes softwares no seu computador, pode resultar num uso significativo de memória e espaço em disco.
Para remover os programas indesejados
No menu iniciar, procure por Programas e Recursos, ou simplesmente digite appwiz.cpl no menu Executar.
Na janela que se abre, procure por programas que você NÃO utiliza e remova do seu computador clicando com o botão direito, e em seguida Desinstalar.

Desinstalando um programa nos Programas e Recursos do Windows. (Reprodução: guridati)
DICA: Você pode baixar o programa Revo Uninstaller (versão free) e desinstalar os programas através dele. A vantagem de fazer pelo Revo, é que ele remove todos os arquivos temporários do programa desinstalado.
— BUSCA POR VÍRUS OU MALWARES
Hoje, vírus, spywares e malwares são os principais vilões de muitos problemas em computadores, incluindo computador lento. Mesmo que você tenha algum anti-vírus instalado, é altamente recomendado executar uma verificação em busca de Malwares na sua máquina. A nossa dica é usar a versão gratuita do MalwareBytes.
— WINDOWS UPDATE
Certifique-se de que você tem todas as atualizações do Windows já instaladas no seu computador.
Você pode ver as definições do Windows Update neste artigo da Microsoft >> CLIQUE AQUI.
CONCLUSÃO
Concluímos que os computadores podem ficar lentos por diversos motivos, e os procedimentos citados acima são os principais solucionadores de problemas de desempenho da sua máquina.
Note que se nenhum destes passos surtirem efeito, você pode ter problemas de hardware na sua máquina.
Se for o caso, rode algum programa que faça um diagnóstico de hardware, a dica de hoje é o Speccy, pequeno, gratuito e desenvolve muito bem seu papel.