O novo menu iniciar do Windows 10 com certeza foi uma revolução do novo sistema operacional da Microsoft. A combinação das funcionalidades do Windows 7, e o dinamismo das live tiles do Windows 8 nos permitiram uma experiência incrível de navegação e usabilidade. Mas como nem tudo são flores, também vieram alguns problemas.

Apesar do ótimo desempenho, alguns usuários reportaram alguns problemas pontuais do menu iniciar, como por exemplo:

  • Não abrir quando clicamos no botão iniciar botão menu iniciar ;
  • O botão de Procura/Cortana do Windows não responde às buscas pesquisa do windowws / cortana ;
  • Os tiles animados não mostram nenhuma informação.

A Microsoft criou uma série de ações corretivas para a maioria dos problemas do Windows 10, e também forneceu suporte direto aos usuários através do fórum oficial Microsoft Community.

Adicionalmente, a Microsoft disponibilizou uma ferramenta para solucionar a maioria dos problemas no Menu Iniciar. Esta ferramenta avalia por exemplo: Se as aplicações para pleno funcionamento do menu estão instaladas (Microsoft.Windows.ShellExperienceHost e Microsoft.Windows.Cortana). Se existem problemas de permissão a nível do Registro. Se alguma .dll da aplicação está corrompida, e entre outros vários problemas possíveis. Na presença de qualquer problema, a ferramenta inicia um processo de correção automática.

Como utilizar a ferramenta de correção de problemas do Menu Iniciar?

  • Faça o download do aplicativo clicando neste link aqui Start Menu Troubleshooter.
  • Após concluir o download, dê um duplo clique para executar o mesmo.
  • Na tela que se abre, clique em Advanced, marque a opção para reparar automaticamente e clique em Next.

 

reparar automaticamente o menu iniciar

  • A ferramenta irá iniciar o processo de detecção de problemas e em seguirá à sua correção de forma automática, caso eles existam.

processo de detecção de problemas.

  • Após este passo, é apresentado um relatório com os problemas resolvidos ou a seguinte mensagem: “Troubleshooting couldn’t identify the problem”, caso nada seja identificado.

Detalhes do troubleshooting.

  • Clicando em View detailed information, é possível ver a lista de todos os pontos analisados pelo aplicativo:

Pontos analisados.

Depois de concluir este procedimento e de feitas as devidas correções, apenas reinicie o computador e teste novamente.

Outros Procedimentos

Além deste diagnóstico através do Start Menu Troubleshooter, existem outros procedimentos manuais que podem solucionar estes problemas também.

Reiniciar o Windows Explorer

Para reiniciar o Windows Explorer, você pode abrir o Gerenciador de Tarefas (CTRL + Shift + Esc), selecionar Windows Explorer e clicar em “Restart“.

 

Feito isto, teste novamente o Menu.


Reinstale os programas nativos do Windows

Caso a solução acima não tenha surtido efeito, um dos procedimentos que pode resolver estes problemas é reinstalando os aplicativos nativos do Windows 10.

Para isso, execute os seguintes passos:

  • Execute o PowerShell em modo Administrador:

executando o Powershell.

  • Rode o seguinte comando e tecle Enter:
Get-AppXPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml”}

Executando comando.

Aguarde o procedimento terminar e reinicie o computador.

Recriar o perfil do Windows

Este procedimento resolve vários problemas relacionados ao perfil do usuário no Windows. Você pode verificar um tutorial completo através do artigo abaixo:

Resolvendo problema de perfil temporário no Windows 10


Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se gostou, compartilhe.

Posted by Gabriel Moraes

Criador e mantenedor do blog. Atuo na área de suporte à 4 anos e curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas.