O novo menu iniciar do Windows 10 com certeza foi uma revolução do novo sistema operacional da Microsoft. A combinação das funcionalidades do Windows 7, e o dinamismo das live tiles do Windows 8 nos permitiram uma experiência incrível de navegação e usabilidade. Mas como nem tudo são flores, também vieram alguns problemas.

Apesar do ótimo desempenho, alguns usuários reportaram alguns problemas pontuais do menu iniciar, como por exemplo:

  • Não abrir quando clicamos no botão iniciar botão menu iniciar ;
  • O botão de Procura/Cortana do Windows não responde às buscas pesquisa do windowws / cortana ;
  • Os tiles animados não mostram nenhuma informação.

A Microsoft criou uma série de ações corretivas para a maioria dos problemas do Windows 10, e também forneceu suporte direto aos usuários através do fórum oficial Microsoft Community.

Adicionalmente, a Microsoft disponibilizou uma ferramenta para solucionar a maioria dos problemas no Menu Iniciar. Esta ferramenta avalia por exemplo: Se as aplicações para pleno funcionamento do menu estão instaladas (Microsoft.Windows.ShellExperienceHost e Microsoft.Windows.Cortana). Se existem problemas de permissão a nível do Registro. Se alguma .dll da aplicação está corrompida, e entre outros vários problemas possíveis. Na presença de qualquer problema, a ferramenta inicia um processo de correção automática.

Como utilizar a ferramenta de correção de problemas do Menu Iniciar?

  • Faça o download do aplicativo clicando neste link aqui Start Menu Troubleshooter.
  • Após concluir o download, dê um duplo clique para executar o mesmo.
  • Na tela que se abre, clique em Advanced, marque a opção para reparar automaticamente e clique em Next.

 

reparar automaticamente o menu iniciar

  • A ferramenta irá iniciar o processo de detecção de problemas e em seguirá à sua correção de forma automática, caso eles existam.

processo de detecção de problemas.

  • Após este passo, é apresentado um relatório com os problemas resolvidos ou a seguinte mensagem: “Troubleshooting couldn’t identify the problem”, caso nada seja identificado.

Detalhes do troubleshooting.

  • Clicando em View detailed information, é possível ver a lista de todos os pontos analisados pelo aplicativo:

Pontos analisados.

Depois de concluir este procedimento e de feitas as devidas correções, apenas reinicie o computador e teste novamente.

Outros Procedimentos

Além deste diagnóstico através do Start Menu Troubleshooter, existem outros procedimentos manuais que podem solucionar estes problemas também.

Reiniciar o Windows Explorer

Para reiniciar o Windows Explorer, você pode abrir o Gerenciador de Tarefas (CTRL + Shift + Esc), selecionar Windows Explorer e clicar em “Restart“.

 

Feito isto, teste novamente o Menu.


Reinstale os programas nativos do Windows

Caso a solução acima não tenha surtido efeito, um dos procedimentos que pode resolver estes problemas é reinstalando os aplicativos nativos do Windows 10.

Para isso, execute os seguintes passos:

  • Execute o PowerShell em modo Administrador:

executando o Powershell.

  • Rode o seguinte comando e tecle Enter:
Get-AppXPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml”}

Executando comando.

Aguarde o procedimento terminar e reinicie o computador.

Recriar o perfil do Windows

Este procedimento resolve vários problemas relacionados ao perfil do usuário no Windows. Você pode verificar um tutorial completo através do artigo abaixo:

Resolvendo problema de perfil temporário no Windows 10


Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se gostou, compartilhe.

Posted by Gabriel Moraes

Criador e mantenedor do blog. Atuo na área de suporte à 4 anos e curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

  • Carlos Magno Martins Cosme

    Gabriel, obrigado pela dica da reinicialização do Windows Explorer. Tinha tentado um tanto de outras estratégias bem mais complicadas e nenhuma havia resolvido o problema. A sua foi a mais simples e a única eficaz!

    • Olá Carlos,

      Fico feliz que tenha resolvido seu problema. Qualquer coisa, fico a disposição!

      Abraços

      • Carlos Magno Martins Cosme

        Gabriel, aproveitando a conversa… o que você considera como melhor opção para formatação do Win10: a ferramenta de restauração do sistema, mantendo os arquivos ou a instalação da versão limpa? Desde já agradeço pela atenção.

        • Carlos, por experiência própria: Eu sempre vou preferir uma instalação limpa. Já aconteceu de eu estar com algum problema no sistema por exemplo, fazer a restauração, e um tempo depois o mesmo problema voltar….

          Então se tiver um backup dos dados, mete uma instalação limpa que é a melhor coisa (;

          • Carlos Magno Martins Cosme

            Valeu Gabriel. Vou arranjar a paciência necessária para a formatação. Mais uma vez obrigado pelas dicas.

  • Celso Tito Dos Santos Godoy

    Obrigado, tive um problema faz um tempo e consegui um workaround registrando os apps, mas o menu iniciar não estava com as tiles, agora tive o mesmo problema e usando esse código de registrar deu certo e inclusive recuperou minhas tiles antigas..

    • Olá Celso,

      Fico feliz que tenha conseguido resolver seu problema!

      Abraços,
      Gabriel

  • Ótimas dicas. Tive o problema do menu iniciar parar de funcionar do nada após uma atualização de sistema. A ferramenta de diagnóstico de erro do Windows não resolveu o problema. Reiniciei o Windows Explorer e voltou a funcionar normalmente.

    • Obrigado, @disqus_qRxuV00DVh:disqus ! Realmente a solução que mais resolveu meus problemas quanto ao menu iniciar foi reiniciando o Windows Explorer.