Como todos já sabem, hoje o WordPress é um dos maiores e mais utilizados gerenciadores de conteúdo (CMS) do mundo, e no artigo de hoje, vamos falar exclusivamente de uma ferramenta que pode ser uma mão na roda tanto para os desenvolvedores de temas e plugins, quanto aos usuários que desejam testar seus sites e temas localmente, sem a necessidade de Internet ou servidor web.

Além do mais, você também pode instalá-lo em seu pendrive, Onedrive, Dropbox, etc…. e ter um sistema em WordPress completo e funcional para trabalhar de qualquer lugar, fazendo os testes localmente e minimizando os riscos de quebrar seu site ou blog com alguma configuração errada.

Instalando o InstantWP

A instalação do software é bem simples e rápida, além do mais, o aplicativo já vem pré-configurado, bastando apenas você instalar e usar.

  1. Acesse o site http://www.instantwp.com/download/ e clique em Download Instant WordPress 4.5;
  2. Após isso, execute o instalador.
Instalando o Instant WordPress

Note que já instalei diretamente na minha pasta do OneDrive. Com isso, posso abrir o aplicativo de qualquer lugar com a minha conta.

Pronto, o InstantWP já está instalado na sua máquina.

Executando o InstantWP

Note que o aplicativo criou a pasta InstantWP_4.5, basta abri-la e clicar no executável InstantWP.exe.

O InstantWP aberto tem essa tela, contento algumas instruções:

Instruções do Instant WordPress

Para acessar o painel do WordPress, digite no seu navegador:

http://127.0.0.1:4001/wordpress/wp-admin

E logue com as credenciais:

Usuário: admin

Senha: password

Para visualizar seu site, acesse apenas:

http://127.0.0.1:4001/wordpress/

CONCLUSÃO

Embora o Instant WordPress rode somente em Windows e sem previsão de ser portado para Linux ou OSX, ele é uma excelente ferramenta para desenvolvedores testarem seus sites, temas e plugins, sem a necessidade de um ambiente web real. Ressaltamos que ele deve ser apenas utilizado em ambiente de desenvolvimento e não é recomendado e utilizá-lo em ambiente de produção, ou seja, com seu site verdadeiro rodando nele.

E você, conhece programas semelhantes ao InstantWP para rodar localmente o WordPress? Compartilhe conosco nos comentários!

Posted by Gabriel Moraes

Criador e mantenedor do blog. Atuo na área de suporte à 4 anos e curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas.