Quando falamos de smartphones, todos nós já sabemos que a Apple ocupa um lugar de destaque no mercado com seus aparelhos híbridos: iPhone, iPad e iPod touch. No mercado de computadores, a história não é diferente, pois a Apple vem fazendo bonito com seu sistema operacional, o Mac OS X, e a cada dia que passa ganha mais espaço com novos usuários adotando o Mac como computador pessoal, principalmente quando estes usuários já utilizam iPhone ou iPad.

Como o Mac OS X é bem diferente do tradicional Windows que todos conhecem, neste artigo vamos listar 10 truques para você aproveitar melhor seu Mac. Vamos lá?

1 – A maneira fácil de fazer capturas de tela

Basicamente existem 3 maneiras de tirar print no Mac, e são elas:

Command+shift+3: Captura a tela inteira e salva a imagem no seu Desktop (área de trabalho), em formato PNG.

Command+shift+4: Captura uma parte da tela que você escolher, e salva no seu Desktop. Ao usar esta combinação, o cursor do mouse vira um alvo e você seleciona a área que quer capturar. Você arrasta e quando soltar ele automaticamente captura a tela. Esta é a opção mais utilizada.

Command+shift+4+Barra de espaço: Se você usar a combinação anterior (command+shift+4) e em seguida apertar a barra de espaço, o ponteiro do mouse que era um alvo vira uma câmera, e você pode clicar com ela em cima da janela que você quer para capturar somente ela e salvar a imagem no seu Desktop.

Opções de print-screen na tela do MacOS X.

Opções de print-screen na tela do MacOS X.

2 – Alterando opções da Dock

Pressionando ao mesmo tempo as teclas Command+Alt+D, você poderá escolher se sua Dock ficará “fixa” no seu ambiente de trabalho, ou se ela aparecerá apenas colocando o mouse em cima.

Escolhendo os modos de exibição da Dock no MacOS.

Escolhendo os modos de exibição da Dock no MacOS.

3 – Os modos de alternância rápida dos aplicativos

Assim como existe no Windows, no Mac você também pode alternar rapidamente entre as aplicativos abertos utilizando o atalho Command+Tab. Com a Tab, você pode navegar entre os vários apps abertos. Se quiser fechar o aplicativo selecionado, basta manter o Command+Tab e clicar no “Q”. Se quiser minimizar, troque o “Q” pelo “H”.

Alternando entre apps.

Alternando entre apps.

O outro modo que existe para alternar entre os aplicativos do Mac, é pressionando a tecla F3. Na tela, serão apresentados todos os aplicativos abertos, e com isto basta você clicar no que deseja abrir. Veja na imagem:

Basta pressionar a tecla F3, que todos os aplicativos abertos serão exibidos na tela.

Basta pressionar a tecla F3, que todos os aplicativos abertos serão exibidos na tela.

4 – O Spotlight pode virar uma calculadora

Esta é uma opção muito interessante que poucos usuários de Mac sabem, mas o seu Spotlight faz cálculos matemáticos sem precisar de uma calculadora. Basta abrir o Spotlight clicando no ícone  ou pressionando Command+Tecla de espaço e fazer o cálculo que deseja. Veja:

Calculadora do Spotlight.

Calculadora do Spotlight.

5 – Apague arquivos de forma rápida

Esta é uma rápida dica para enviar vários arquivos ao mesmo tempo para a Lixeira. Basta selecionar os arquivos desejados e depois clicar no conjunto de teclas Command+Delete e os arquivos irão diretamente para a lixeira do seu Mac.

6 – Elimine as distrações do seu Mac

Muitas vezes precisamos manter o foco na atividade que estamos exercendo no Mac, e pensando nisso que a Apple criou uma opção para parar as notificações durante um certo período de tempo. Para fazer isto, execute os passos abaixo:

1 – Abra o menu de notificações;

Abrindo menu de notificações

2 – Em seguida, no final da página clique na engrenagem de notificações;

3 – Por último, defina o horário que você não deseja receber nenhuma notificação do Mac;

7 – Utilize o dicionário de forma eficiente

Não sabe o significado de alguma palavra? Não tem problema, o Mac consta com um excelente dicionário para te ajudar. Para utilizá-lo de forma rápida, basta selecionar a palavra e clicar no conjunto de teclas Control+Command+D. Veja o resultado na imagem abaixo:

Procurando o significado da palavra de forma rápida no Mac.

Procurando o significado da palavra de forma rápida no Mac.

8 – Grave a tela do seu Mac e salve o vídeo

Existem muitos aplicativos de terceiros que gravam a tela do seu Mac, porém, poucos sabem que o próprio QuickTime Player (que vem integrado no Mac) permite que você faça esta gravação. Para realizar esta tarefa, execute os seguintes passos:

1 – Abra o aplicativo QuickTime Player, vá até ao menu Arquivo e clique onde diz “Nova Gravação do tela”;

2 – O aplicativo irá abrir, basta pressionar o botão para começar a gravar;

3 – Note que ao pressionar o botão, você ainda será perguntado se deseja gravar a tela inteira ou gravar apenas uma parte da tela;

9 – Agrupar janelas

Trabalhar com várias janelas abertas ao mesmo tempo é algo comum no dia-a-dia de qualquer pessoa que passa algumas horas na frente do computador. A parte chata, é fechar todas as janelas abertas ao desligar o computador, você provavelmente perderia alguns segundos. No Mac, existe a opção de unir todas as janelas anuma só com um simples clique, assim você consegue fechar todas “de uma vez”. É simples:

1 – Leve o mouse até ao menu superior, na opção “Janela”. Depois, escolha a opção agrupar todas as janelas.

Captura de Tela 2016-08-05 às 10.10.45

 

10 – Visualizar arquivos de forma rápida

Quer visualizar alguma foto, PDF, ou qualquer outro tipo de arquivo sem precisar abri-lo? Basta selecionar o arquivo e pressionar a tecla Space.

Exemplo de visualização de arquivo pelo Space.

Exemplo de visualização de arquivo pelo Space.

É isso, pessoal! Conhece mais algum truque interessante no Mac? Compartilhe conosco nos comentários.

Posted by Gabriel Moraes

Criador e mantenedor do blog. Atuo na área de suporte à 4 anos e curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas.