Ao usar seu telefone celular em um evento público em massa, como uma partida de futebol, ou ainda coisas menores como uma conferência ou outro tipo de evento esportivo, você experimentou provavelmente comunicação lenta, o mau desempenho ou velocidade de navegação lenta, o que normalmente é muito irritante na hora que precisamos de Wi-Fi.

O causador disso chama-se ‘Spectrum Crunch’, o que significa, interferência de alguns sinais de Wi-Fi com outros, uma vez que nesses eventos existem muitos aparelhos ligados e fornecendo sinais ao mesmo tempo, ou seja, os sinais de Wi-Fi de todos os telefones celulares em um grande evento causam interferências entre si, porque todos eles estão lutando ao longo do mesmo espaço limitado, mas não há largura de banda suficiente para lidar com todo o tráfego dos telefones celulares que estão tentando usar, uma vez que estão na mesma fatia de frequência ao mesmo tempo.

Felizmente uma equipe de pesquisadores da Ciência do MIT Computação e Laboratório de Inteligência Artificial (CSAIL) desenvolveu uma solução para este problema. Estão trabalhando no projeto chamado  ‘MegaMIMO’, onde revelaram, em uma nova pesquisa, publicada on-line esta semana diversas melhorisas para o controle de interferências. A equipe do MIT descreveu um sistema de gestão de redes que fazem com que os roteadores Wi-Fi possam trabalhar melhor com este problema.

Apelidado de “MegaMIMO 2.0” (Multiple Input, Multiple Output), o sistema utiliza um algoritmo que coordena vários pontos de acesso (roteadores) ao mesmo tempo, sincronizando as suas fases, para que vários transmissores possam compartilhar a mesma parte do espectro sem interferência.

O algoritmo desenvolvido pelos cientistas processa os sinais de um roteador de tal maneira que vários routers podem enviar informações sobre o mesmo espectro sem fios sem causar qualquer interferência.

WI-FI - Várias pessoas usando celular

Então, qual é o resultado prático na velocidade da Wi-Fi?

No teste realizado pela equipe do MIT, liderada pelo professor Dina Katabi, os pesquisadores disseram que sua MegaMIMO 2.0 foi capaz de transferir dados sem fio 3,6 vezes mais rápido do que os sistemas existentes em uma sala lotada.
O que é mais impressionante: A equipe foi capaz de aumentar a velocidade de Wi-Fi por um fator de 10, quando ele tinha testado com roteadores adicionais.
No entanto, a equipe admitiu que o sistema MegaMIMO 2.0 não tinha sido testado em um estádio ou em qualquer local grande, mas em um laboratório usando quatro laptops que vagavam em robôs Roomba projetados para se mover como as pessoas fazem em grandes reuniões.

Funcionando?

Você pode assistir ao vídeo de demonstração que mostra o sistema MegaMIMO 2.0 online.

Link do vídeo: Clique aqui

Futuro

A solução deste problema é uma questão tão importante que a Casa Branca anunciou recentemente tanto uma iniciativa de US$ 400 milhões em pesquisa, bem como outros US$ 4 milhões em investimentos globais dedicados a este problema.
A equipe está tão confiante que seu projeto vai funcionar que já criou uma Startup, chamada MegaMIMO, e agora está explorando maneiras de comercializar sua tecnologia, por isso, é muito provável que em breve deixaremos de ter problemas ao assistir a vídeos do YouTube em grandes eventos.
Mas, claro, como ainda estamos no inicio de testes práticos, você terá que ser paciente, pois Ezzeldin Hussein Hamed, um dos pesquisadores do MIT, disse que era cedo para estimar quando poderemos experimentar os benefícios desse sistema.

Posted by Gabriel Moraes

Criador e mantenedor do blog. Atuo na área de suporte à 4 anos e curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas.